Gestão apura desvios da Fundação Municipal de Saúde de Teresina; prefeito eleito diz que prejuízo chega a R$ 20 milhões
04/11/2024
Em nota, a FMS confirmou a informação, e disse que descobriu o desvio de dinheiro através de uma auditoria interna. Prefeito eleito de Teresina Silvio Mendes denuncia desvio de verbas da FMS
O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (UB), disse, nesta segunda-feira (4), que durante a transição de governo a equipe encontrou indícios de desvio de recursos dentro da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O caso foi confirmado pela atual gestão (veja nota ao fim da reportagem).
Segundo Silvio Mendes, os desvios apurados até o momento são da ordem de R$ 20 milhões. O esquema acontecia por meio de clínicas particulares, conforme Mendes, que prestaram serviços para a FMS e foram pagas com valores multiplicados: 10, 20 e até 30 vezes o valor de fato devido.
Ainda segundo Silvio, o desvio foi descoberto por uma auditoria realizada a pedido do atual presidente da FMS, o médico Ítalo Costa.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
"Nessa transição, tomamos conhecimento de uma coisa terrível. Naturalmente a gestão municipal deverá tornar público, porque é muito grave. Coisa que eu nunca vi. É desvio de dinheiro mesmo, da saúde, quando está faltando praticamente tudo", comentou Silvio Mendes (vídeo abaixo).
Prefeito eleito de Teresina afirma que houve desvio de recursos nas contas da FMS
Em nota, a FMS confirmou a informação, e disse que descobriu o desvio de dinheiro através de uma auditoria interna. A Fundação disse ainda que não poderia dar detalhes sobre o desvio, para não prejudicar a investigação.
Leia abaixo a nota da Fundação Municipal de Saúde (FMS):
A presidência da FMS informa que sobre a notícia de desvio de verbas na gestão da saúde na Capital, informamos que se trata de apuração realizada pela atual gestão da FMS, em procedimento de auditoria interna. A realização de auditorias foi uma das metas adotadas e perseguidas pela atual gestão, buscando a aplicação da lei e, indiretamente, a redução das despesas e evasão das receitas. O procedimento que temos adotado é o de apuração interna em caráter sigiloso, e encaminhamento imediato ao ministério público, após a sua conclusão. Em razão disso, não podemos fornecer maiores detalhes sob pena de prejuízo à auditoria, ainda em curso.
Fundação Municipal de Saúde (FMS)
FMS
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram e no X.
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube